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Recadastramento de plano de saúde para fins de ressarcimento

Escrito por jaciluz.fonseca | Publicado: Sexta, 22 Julho 2022 17:12 | Última Atualização: Quarta, 28 Setembro 2022 15:28 | Acessos: 1131

A Coordenadoria-Geral de Gestão de Pessoas do Ministério da Educação, comunicou a obrigatoriedade do Recadastramento do ressarcimento de plano de saúde.

O recadastramento será único para os servidores que já possuem o benefício para a atualização e complementação de informações relacionadas ao cadastro existente junto às operadoras contratadas.

Abaixo instruções sobre como realizar o procedimento, prazo, documentação, entre outras informações.

 

Quem precisa fazer?

Qual o prazo?

Como fazer o recadastramento?

Onde obter os dados referentes ao plano de saúde?

Como conseguir os documentos necessários?

É obrigatório realizar o recadastramento?

Como proceder caso ocorra algum erro na plataforma SouGov?

Outras Informações Importantes

Agendamento de horário para auxílio na realização do recadastramento

 

 


 

 

1. Quem precisa fazer?

O recadastramento é obrigatório para aqueles que já possuem o benefício do ressarcimento de plano de saúde, para atualização e complementação das informações já cadastradas e será necessário realizá-lo apenas uma vez.

Somente os servidores que possuem planos de saúde contratados com a GEAP Autogestão em Saúde estão dispensados do recadastramento, neste momento.

O recadastramento deve ser realizado independentemente do servidor já ter feito a comprovação anual de despesas com plano de saúde referente ao período de 2021.

 

2. Qual o prazo?

O prazo para fazer o recadastramento é até o dia 31/10/2022.

O recadastramento deve ser realizado nos seguintes períodos: de 26/9 até 13/10/2022 e de 24/10 até 31/10/2022.

O não recadastramento implicará a suspensão automática do pagamento do benefício.

 

3. Como fazer o recadastramento?

- Acessar a plataforma SouGov.br pelo aplicativo ou pela web (https://sougov.economia.gov.br/sougov/)

Clique aqui para saber como acessar o SouGov.br

 

- No bloco de "Solicitações" da tela inicial, clique no ícone "Saúde Suplementar", conforme exibido na imagem a seguir.

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- Após clicar no ícone "Saúde Suplementar", selecione "Alterar/Recadastrar Plano" e informe os dados solicitados (leia mais abaixo como obtê-los):

              - Número de Registro da Operadora de Saúde na Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS;

              - Nome/Código do seu plano de saúde;

              - Confirmar os dependentes habilitados/cadastrados no SIAPE;

              - Valor da mensalidade do titular e dos dependentes (informar apenas o valor constante na fatura como “Mensalidade”, desconsiderando “Transporte aeromédico” e demais taxas);

              - Anexar os documentos comprobatórios de titularidade (Anexar Contrato ou Declaração ou Proposta da Operadora de Saúde);

              - Anexar os documentos comprobatórios de pagamentos relativos aos beneficiários. Será necessário anexar 2 documentos, conforme listados abaixo. Se julgar necessário, adicione mais documentos para cada tipo de comprovação.

                             I - Boleto do último mês (setembro/2022); e

                             II - Comprovante de pagamento (setembro/2022).

 

- Confirmar os dados, ler os termos e Clicar em “Aceito os Termos”, para prosseguir.

 

4. Onde obter os dados referentes ao plano de saúde?

Os dados que precisam ser informados no SOUGOV podem ser obtidos da seguinte forma:

a) Número de Registro da Operadora de Saúde na ANS (seta vermelha)

b) Nome/Código do seu plano de saúde (seta azul)

- Informações disponíveis no verso da carteirinha/cartão do plano de saúde, conforme imagem ilustrativa abaixo:

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 A imagem refere-se ao antigo plano de saúde da UNIMED. Imagem meramente ilustrativa.

 

Caso o sistema não encontre o número digitado, verifique na página site da sua Operadora se não houve alteração no código ou Certifique-se de que o número digitado corresponde ao número da Operadora e não da Administradora do plano.


- Essas informações também podem ser consultadas por meio da página do Ministério da Saúde em https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/consumidor/dados-cadastrais-do-consumidor, clicando na opção “Caso você deseje emitir um comprovante, por favor, clique aqui”, haverá redirecionamento para realizar seu login em sua conta no Gov.br, e poderá acessar as informações necessárias.

 

03 Imagem meramente ilustrativa.

  

- Outras formas de obter os dados do plano de saúde para o recadastramento:

  • no contrato com a operadora;
  • no portal/aplicativo da operadora; ou
  • por contato direto com a operadora

 

5. Como conseguir os documentos necessários?

Documentos comprobatórios de titularidade (Contrato ou Declaração ou Proposta da Operadora de Saúde), entrar em contato diretamente com a operadora do plano.

 

Para os servidores que possuem plano de saúde antigo com a Unimed-Lavras, entrar em contato:

- E-mail: cadastro@unimedlavras.coop.br ,financeiro@unimedlavras.coop.br comercial@unimedlavras.coop.br 

- Telefones: 3829-0031, 3829-0032, 3829-0033 (comercial) e 3829-0017, 3829-0018 e 3829-0019 (cadastro);

 

- Para os servidores que possuem plano de saúde administrados pela Valem - Telefone: 0800 0336000 - Whatsapp (31) 33249-3000*.

 

6. É obrigatório realizar o recadastramento?

Sim. O não recadastramento, ou o recadastramento realizado fora das datas informadas, implicará a suspensão automática do pagamento do benefício.

 

7. Como proceder caso ocorra algum erro na plataforma SouGov?

Caso o código do plano de saúde e do registro da operadora na ANS não conste no SOUGOV, orientamos que registre um chamado na Central SIPEC pelo 0800 978 9009. Para o atendimento, será  necessário informar o número de seu CPF e de sua matrícula Siape.

 

8. Outras Informações Importantes

  • Atenção ao anexar quaisquer documentos nos procedimentos realizados pela plataforma SouGov.br: certifique-se sempre de que estejam legíveis e sem rasuras, pois sua legalidade poderá ser contestada;


  • Os servidores são totalmente responsáveis pela documentação anexada na plataforma SouGov.br. Caso estejam equivocadas, poderão responder em possíveis auditorias.

 

  • Para acompanhar o requerimento enviado no bloco “Solicitações”, disponível na página inicial do SouGov.br. No caso de solicitação com o status “Em análise”, o deferimento e o registro manual da concessão do serão ser realizados pela equipe de gestão de pessoas, para finalização do processo;


  • Com a realização do recadastramento pelo Sougov, será dispensada a comprovação anual das despesas com plano de saúde, como acontece hoje;


  • Para os servidores aposentados e pensionistas civis será disponibilizado o atendimento presencial com agendamento prévio por meio dos e-mails:

 

  • Para mais informações, acesse o site oficial sobre o recadastramento clicando aqui.